quarta-feira, 20 de junho de 2012

WATCHMEN



Watchmen
Nota: 8,5


Watchmen é um filme norte americano lançado em 2009, dirigido por Zack Snyder (de 300), baseado nos HQs de Alan Moore e Dave Gibbons.

Os vigilantes são um grupo de super heróis formado para combater na guerra do Vietnam que encerram suas atividades após o governo decretar uma lei que proíbe heróis mascarados, exigindo que os mesmos revelem suas identidades secretas, de forma que só dois dos vigilantes revelam suas identidades. Além disso, existiram duas versões de dois dos heróis o Coruja e a Espectral (cuja primeira é mãe da segunda).

O filme começa com o ex vigilante Edward Blake, o Comediante, assistindo a uma espécie de documentário sobre os Vigilantes no seu apartamento enquanto fuma um charuto, após terminar o programa ele muda de canal e sofre um ataque, de um homem muito mais forte que ele. Apesar de sua ótima forma física e incrível poder de luta, ele é derrotado com o assassino o arremessando de sua janela, morrendo com a queda. O ano é 1985 e Richard Nixon permaneceu no poder, há o impasse da guerra fria no ar, ou seja, é uma espécie de realidade paralela dos Estados Unidos.

Após essa introdução, é apresentado Rorschach, outro ex vigilante, porém o mesmo ainda se manteve na ativa por todos esses anos, como uma espécie de herói mascarado. O mesmo está preocupado com o assassinato e suspeita que seja um caso de um assassino de mascarados, que provavelmente buscará um por um. Ele tenta convencer Coruja da sua suspeita, mas o mesmo descarta a possibilidade. Porém, na sequencia, a suspeita se confirma com uma emboscada mal sucedida ao escritório de Ozzymandias e uma armadilha contra o próprio Rorschach, que é preso.

Paralelamente a este enredo central, são apresentados flashbacks da vida de cada herói, com o Comediante sendo um cara com sagacidade ácida, porém sem se importar nem um pouco com a raça humana, sendo cruel muitas vezes; o Coruja II é um intelectual infeliz da meia idade, com bons conhecimentos científicos e uma espécie de laboratório no porão (grande semelhança com o Batman); Rorschach teve uma infância problemática, com uma mãe promíscua, o mesmo perde qualquer senso de piedade contra seus inimigos após o caso de um cruel estupro seguido de assassinato de uma criança; Dr. Manhattan, uma espécie de semi deus, que sofreu um acidente radioativo e adquiriu poderes como modificar a matéria, tem um relação com a Espectral II; Espectral II é uma jovem sexy que se envolve com Dr. Manhattan, é filha da primeira Espectral com o Comediante; Ozzymandias é bilionário egocêntrico, tido como o homem mais inteligente do mundo.

Dr. Manhattan está trabalhando num projeto nuclear no governo, porém após falsas acusações na mídia e problemas no seu relacionamento, ele resolve largar a vida na Terra e se isolar em Marte, abrindo dessa forma espaço para Espectral II se envolver com Coruja II. Os dois então resolvem resgatar Rorshach na prisão, a cena é sensacional com os dois entrando na penitenciária durante uma rebelião, literalmente quebrando tudo.

Juntos, os três juntam pistas e descobrem que Ozzymandias armou todos os atentados e planeja um ataque nuclear que devastaria todo o mundo. O mesmo havia matado o Comediante e influenciado Dr. Manhattan indiretamente a deixar o projeto, tomando para si todo o trabalho do herói azul.

Apesar dos heróis acharem a base de serviço de Ozzymandias na Antártida, os mesmos não conseguem evitar e o ataque é realizado devastando uma parte do mundo. Todos, tanto no governo soviético quanto no governo norte americano acham que foi o Dr. Manhattan o executor do ataque, pois só ele seria capaz de realizar tal feito, os heróis entram em acordo que isso é o melhor, pois os dois países se uniram contra o herói, deixando de lado a tensão da Guerra Fria.

O filme tem quase três horas, mas em momento nenhum é maçante, pelo contrário, a trama é riquíssima, com personagens densos, que revelam nuances das características humanas. Além disso, todas as situações por mais absurdas que sejam, mostram conflitos humanos, passando uma veracidade necessária para manter o expectador focado.

Existem alguns filmes que você deixa passar, sem motivo ao certo, creio que nessa época em que o filme foi lançado estava meio desligado do cinema, muito por ter tido muitas frustrações com filmes que geram grande expectativa, mas não atingem dez por cento do resultado esperado. Então de uns tempos pra cá tenho baixado filmes, de preferência clássicos contemporâneos do cinema americano, tais como Taxi Driver, Trainspotting, Pulp Fiction, Assassinos por Natureza, entre outros, e, de vez em quando, um ou outro blockbusters, como foi o caso. Confesso que tem valido muito mais a pena do que ficar assistindo essas palhaçadas do cinema atual que, quando muito, garantem uma hora e meia, duas horas de entretenimento raso e mais nada.

Watchmen é um ótimo filme, com ótima história, enredo bem construído e soa como uma análise social, dos tipos de cidadãos e de como levamos a vida com máscaras cobrindo nossos medos e nossas verdadeiras vontades esquecidas nas entranhas do sistema que nos cerca.




David Oaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário