sexta-feira, 27 de julho de 2012

DIA DO ESCRITOR




Dia 25 de julho comemora-se o dia do escritor, mais uma dessas datas que só são lembradas em programas de rádio matinais e redes sociais. No entanto fiquei com vontade de escrever, talvez impulsionado pela data, não que eu seja um escritor, mas se escrever é somente o ato de inserir palavras entre o início de um parágrafo e o ponto final, então sou um escritor, medíocre, mas sou.

De todas as artes sempre a que mais me encantou foi a escrita, não a escrita por si só, mas a arte por detrás dela, a possibilidade de desenvolver histórias, linhas de raciocínio, opiniões, reportagens, enfim, sempre gostei dessa forma de expressão. Acho impressionante como autores talentosos conseguem desenvolver histórias brilhantes, nos ludibriar, nos encantar através de seus textos, que viram livros ou roteiros.

Existem alguns tipos de escrita, aquela breve e simplória, usada para escrever cartas, e-mails, alguns blogs (como esse) ou para reportagens de fofoca (sic). Existe também a prosa, que se caracteriza por textos mais objetivos, sem tantas normas, num ritmo acelerado e quase sempre mais divertido. E, há também, a escrita mais tradicional, com formalidades, riqueza na descrição de detalhes e bastante encheção de linguiça.

Infelizmente o hábito da leitura no Brasil vem caindo em desuso, se tornando sinônimo de caretice, ao ponto de pessoas dizerem nunca ter visto nada que as interessasse para ler. É de dar pena uma pessoa em sã consciência dizer uma coisa dessas. Se soubessem ao menos a infinidade que é o universo literário saberiam que sua vida que não é interessante e não os livros.

Nesta data, vale lembrar que qualquer indivíduo alfabetizado pode escrever, agora escrever bem é uma arte, por isso minha lembrança a Hunter S. Thompson, Jack Kerouac, Isaac Asimov, Ray Bradbury, entre tantos outros autores, roteiristas e letristas nacionais e internacionais, parabéns por fazer a vida se misturar com a fantasia, tornando tudo mais divertido.




David Oaski



Nenhum comentário:

Postar um comentário