quarta-feira, 25 de julho de 2012

HIPOCRISIA OLÍMPICA


De quatro em quatro anos, o show começa. O evento é grandioso, a abertura costuma ser belíssima, une esportistas do mundo inteiro em torno desse tradicional acontecimento que já dura mais de um século. Tudo isso é lindo e admirável e os atletas devem sonhar em estar lá, marcarem seu nome na história e conquistar a tão cobiçada e sonhada medalha olímpica. O que incomoda é a forma como público, imprensa e ‘autoridades’ encaram o evento.

Nós, público, de um modo geral, não nos interessamos por nenhuma modalidade além do futebol durante os quatro anos de intervalo entre as olimpíadas. Pare e pense, quantos dos seus conhecidos realmente assistem uma partida de basquete, um campeonato de vôlei ou um torneio de natação.

Além disso, a imprensa faz uma cobertura monumental, com direito à transmissões ao vivo, quadro de medalhas, comentaristas especializados em cada esporte e grande parte da equipe locada no local do evento, no caso Londres, nesse ano. Porém quais os eventos esportivos além do futebol masculino que as TVs transmitem e incentivam pra valer, talvez um ou outro torneio de vôlei ou basquete, no máximo. A hipocrisia é imensa, não há qualquer tipo de incentivo a esporte algum e durante as olímpiadas o oba oba é enorme e todos se transformam em apreciadores e conhecedores de modalidades que se quer ouviram falar. 90% da imprensa esportiva se resume ao futebol, exceto na época da olímpiada, ou seja, qual o interesse de um patrocinador em determinada modalidade se sua marca vai ter uma exposição restrita a um nicho de fãs daquele esporte? Muito pouco ou nenhum.

O principal ponto nessa discussão, no entanto, são as ditas autoridades do nosso país, que sempre pregam em suas campanhas eleitorais a fomentação ao esporte, mas não vemos isso acontecendo de fato. O Brasil sediará as próximas Olimpíadas em 2016, no Rio de Janeiro e certamente serão gastos milhões, bilhões em verbas para construção de ginásios poliesportivos, estádios, arenas, etc., porém cabe uma ressalva, será que esses espaços serão utilizados após os jogos da melhor forma possível, ou se tornarão elefantes brancos, não justificando nosso dinheiro investido dessa forma. Oremos pra que seja a primeira opção.

Os grandes heróis dessa história toda são realmente os atletas, esses sim, se dedicam integralmente ao esporte, de corpo e alma, muitas vezes de forma semi-amadora, com pouco ou nenhum apoio, seja de empresas privadas ou do governo, apenas para ter a honra e o prazer de representar nosso país numa competição desse porte. Estes sim merecem todo o respeito, pois independente do esporte que praticam, acreditam no seu sonho e lutam por ele diariamente, com raça e determinação. Os atletas que estão em Londres representando nosso país merecem nosso respeito e consideração, já nossos governantes poderiam se prestar a apoiá-los além das olímpiadas, para quem sabe um dia, termos um país realmente digno de sediar um evento deste porte.




David Oaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário