segunda-feira, 16 de julho de 2012

INTERNET: FÚTIL OU ÚTIL?





Quem diria a vinte anos que a Internet tomaria a proporção que tomou? Somente os mais visionários. Na geração dos meus pais, o mundo sequer imaginava que pudesse haver um dia algo do tipo. Algo que conectasse as pessoas tão facilmente, independente das distâncias, que houvesse um mecanismo de buscas tão completo quanto o Google ou que os jornais perdessem espaço considerável para os portais de notícia.

A Internet é realmente o grande advento dos últimos anos e se tornou uma realidade a todas as gerações que estão por vir, pois já faz parte da vida de praticamente todos os seres humanos com um mínimo de condições financeiras e acesso cultural. Passou a ser um hábito diário conectar a Internet, tanto na vida profissional, quanto na pessoal, já que você precisa verificar os e-mails, fazer uma pesquisa de clientes, fazer um trabalho para faculdade, ou atualizar suas redes sociais e deixar recados para os amigos.

Porém com toda essa liberdade e facilidades que a Internet proporciona surge uma questão, você está desfrutando de tudo que pode e da melhor maneira possível da rede? Essa questão vem à tona, pois a geração de adolescentes que está em curso, e minha geração, o pessoal de vinte e poucos anos, parece ser a mais desinteressada em qualquer coisa em todos os tempos. Não temos preocupação com política, problemas sociais, nem sequer interesse cultural, vide a onda do tchu, tcha, que invade as rádios e casas de shows.

Tenho a impressão de que as pessoas entram na Internet, olham seus e-mails, e passam horas na frente do mural do Facebook. Muitas vezes fazendo nada, apenas hipnotizados pelo azul do site de Mark Zuckerberg.

Bom, quem sou eu pra julgar o que cada um tem de ver na Internet. Cada um é absolutamente livre pra fazer o que bem entender com o tempo em que se mantém conectado a rede. Porém me parece um baita desperdício de tempo, ficar horas e horas vendo só futilidades, tamanha a disponibilidade de informações relevantes que se tem acesso livre o tempo todo. São inúmeros blogs, portais de notícia e até mesmo o Wikipedia, de onde você pode tirar informações relevantes para seus conhecimentos gerais e bagagem cultural.

Não estou aqui pregando que todos sejam intelectuais e formadores de opinião, mas também não precisam ser tão estúpidos. É plenamente possível, ler uma notícia entre uma atualizada e outra no Facebook e totalmente saudável realizar uma pesquisa sobre determinado assunto ao invés de ficar fofocando no MSN. Enfim, há espaço pra tudo.

A Internet, assim como as pessoas, está cheia de utilidades e futilidades, todos temos interesse e curiosidade pelos dois, mas faça o possível para a parcela do útil ser maior que a do fútil, pois senão suas conversas e, consequentemente, sua personalidade ficará muito rasa, afinal tudo que você consome ajuda a construir suas opiniões, sua forma de pensar e a forma como se vê o mundo.




David Oaski





Nenhum comentário:

Postar um comentário