segunda-feira, 17 de setembro de 2012

POR UMA CAMPANHA ELEITORAL MENOS TOSCA...



Cavaletes, panfletos, cartazes e bandeiras poluindo as ruas, sem falar nas musiquinhas toscas em carros andando a 2 km/hora. Esse é o cenário que temos que enfrentar de dois em dois anos nas nossas cidades. Daí fico pensando por que os candidatos não gastam tempo e dinheiro (muitas vezes de origem duvidosa), discutindo projetos de forma sincera e honesta e com campanhas realmente válidas, que conquistem eleitorado e não atrapalhem e poluam a cidade.

Alguém dirá: “mas está na lei, eles podem fazer isso.” Dane-se, o que eles podem e devem fazer, eles não fazem, que são melhoras nas condições de vida para os cidadãos, oferecendo um sistema de saúde público digno, segurança, educação, transporte e condições mínimas para que se leve uma vida decente. São duas situações que chegam a dar náuseas, a primeira é o inexplicável mistério das obras que surgem em ano de reeleição de políticos que já ocupam algum cargo; a segunda é o sem número de charlatões que se candidatam única e exclusivamente interessados em se pendurar na teta do sistema.

Ser eleito no Brasil é o mesmo que passar num concurso público, ao ganhar o cara pensa, pronto, ganhei a vida. A função que vem se tornando utópica de um político é nobre, ajudar a população, na infraestrutura da sociedade, fomentar o Estado ou município com projetos de melhorias, e principalmente agir de forma digna com respeito ao cidadão que lhe confiou seu voto.

Por outro lado, também há outro ponto de vista, levando em consideração o gosto popular atual, é bem capaz que seja esse tipo de campanha que aguarde a maior camada da população. São paródias de sertanejos universitários, pagodes mela cueca e afins, além da já citada poluição visual que todos parecem gostar. O que mais incomoda não é o fato da campanha por si só, mas sim o fato de atrapalhar a rotina do cidadão comum, que trabalha, paga impostos e ainda tem que bancar essa palhaçada toda. Ao fazer um retorno numa avenida, você não consegue visualizar o trânsito, pois tem a foto de um babaca qualquer no cavalete, você está no transito num momento de folga e tem um carro de campanha na faixa da esquerda se arrastando com o pisca alerta ligado, você tá dormindo no fim de semana e passa um carro de campanha no último volume. Revoltante.

Vale ressaltar também a campanha eleitoral na televisão. É difícil até achar uma definição para o programa eleitoral, macabro é pouco. Além dos candidatos sem o mínimo de instrução, seguindo o estilo Tiririca de propaganda, há também os falsos moralistas, os religiosos e os que considero piores, aqueles que mal conseguem ler o telepronter, tornando a coisa além de mecânica e artificial, ridícula. Não deve nada a nenhum freak show da tv a cabo. As raras exceções que são bem instruídas e tem o que falar, parecem treinadas por algum profissional de marketing, que orienta a melhor frase e o sorriso forçado combinado com um gesto de mãos. O fato do horário eleitoral ser obrigatório realmente nos faz questionar a tal da democracia em que vivemos.

Não sou do tipo que fica reclamando dos altos salários dos políticos, pois eles realmente exercem uma função importante, ao menos em teoria, porém a punição no caso de corrupção deve ser extremamente rígida e, infelizmente não é o caso. Deveriam haver alguns filtros para que as pessoas pudessem se candidatar, e não digo exigência de três idiomas e faculdade, pois isso não comprova lisura de ninguém, o que poderia haver era uma apresentação prévia dos projetos, com uma discussão apurada, avaliando se ele é ou não apto a seguir com a candidatura. Além disso, os próprios partidos deveriam ser menos brandos e tentar algum mecanismo que tornasse esse circo menos tosco.

As campanhas seguem, as eleições passam e tudo continua do mesmo jeito. Talvez se votarmos melhor e com um pouco mais de consciência, possamos mudar um pouco esse panorama em longo prazo. Minha visão pode ser otimista ou até utópica, mas é ela que me move.




David Oaski




Nenhum comentário:

Postar um comentário