segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CULTURA DO CAPITAL




Você vive pra ganhar dinheiro? Parabéns! Eu não...

Parabéns por fazer parte de uma cultura que só cresce a cada dia em que a sociedade vê quem não está inserido nela como um vagabundo ou irresponsável.

Todos sabem que, por bem ou por mal, na sociedade em que vivemos, precisamos de dinheiro pra viver. É obvio. Caso o indivíduo não queira trabalhar ou viver da forma como o sistema se desenvolveu no decorrer dos séculos, deve se matar ou procurar alguma sociedade alternativa.

O que, ao meu ver, é totalmente lamentável, é como as pessoas direcionam totalmente suas vidas ao acúmulo de papel moeda, vulgo dinheiro, ou ainda bufunfa, money, cash, cascalho, vintém, grana, entre outros. Quase todo mundo quer ter conforto, um veículo, uma casa própria, poder fazer uma viagem aqui outra ali, daí a direcionar sua vida a acumular uma coisa que você não leva pra onde quer que vá depois desse plano, não faz sentido.

As pessoas chegam ao ponto de escolherem a profissão que vão seguir por toda a vida através do critério da remuneração, resultando em inúmeros profissionais bem remunerados, porém infelizes. Esse pra mim é o grande ponto, não adianta ter muito dinheiro e ser um ser humano totalmente desprezível, sem respeito e consideração ao próximo, muito menos ser um cara infeliz pra ter uma condição de vida que é tida pela sociedade como ideal. Ideal é o cacete! Quem pode dizer o que é ideal pra você, além de si próprio? O problema é que pensar por si próprio anda muito complicado, mais fácil nadar com a maré o tempo todo.

Trabalhe duro, reclame menos e lute pelos seus objetivos, porém com foco no bem estar e no aprendizado, se o dinheiro vier como isso, ótimo, mas se a remuneração não for suficiente pra comprar uma casa em Angra não se sinta mal por conta disso, reveja suas prioridades, olhe ao seu redor, analise o que você necessita de verdade e, o principal, não confunda ganancia com ambição.

Graças a Deus tenho discernimento suficiente para saber que não preciso de uma mansão e um carro do ano pra ser feliz, mas sim de saúde e pessoas honestas ao meu lado, de resto a gente batalha no dia a dia.



David Oaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário