quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

RESENHA: RESPOSTA CERTA - DAVID NICHOLLS

Capa da edição brasileira do livro


Nota: 7,5

Resposta Certa (título original “Starter for Tem”) é um livro lançado no Brasil em 2012, escrito pelo autor David Nicholls, o mesmo do best-seller com bem sucedida versão cinematográfica “Um Dia”.

O livro tem como personagem principal e narrador o jovem Brian Jackson, que se encontra no auge da necessidade de autoafirmação dos seus 19 anos. Brian está ingressando através de uma bolsa de estudos na faculdade de Literatura Inglesa, saindo de casa para ir morar numa república, em busca de desenvolver seu talento como escritor de contos, novelas e poesias e finalmente conhecer garotas, se divertir em festas e tudo que ele imagina haver em abundância na faculdade.

Aos poucos, vamos conhecendo melhor Brian (ou Bri como os mais próximos o chamam). Sabemos que ele perdeu o pai ainda muito novo, que tinha um trabalho que não gostava, fumava e bebia muito, desde então a relação com sua mãe se tornou um pouco distante. Além disso, ele possui dois amigos mais próximos: Spencer (seu melhor amigo) e Tone (um ogro que vive pegando no seu pé).

Durante a saída de casa, Brian está cheio de expectativas e deixa sua cidade em busca de novas experiências e com o sonho de participar de um programa de auditório de perguntas e respostas chamado “Desafio Universitário”, em que equipes representantes de diferentes faculdades se enfrentam num game de conhecimentos gerais.

Chegando a sua nova casa, ele conhece Marcus e Josh, com quem dividirá a moradia. Ambos têm um projeto muito interessante de fazer cerveja caseira, o que sempre mantem algum gole de álcool por perto. Já na primeira festa, Brian conhece as duas garotas com quem viria a se relacionar no decorrer do curso, Rebbeca, uma garota um tanto excêntrica, politizada e extremamente engajada com causas sociais; e Alice, uma garota linda e inteligente, a típica garota dos sonhos de qualquer adolescente, não é diferente com Brian, que mesmo se achando em vantagem em diversas situações por se considerar um rapaz inteligente, se apaixona por Alice.

Ainda durante a festa, Jackson encontra num mural informações sobre a inscrição para o desafio e se lembra com afeto de quando assistia o programa ainda criança ao lado de seu pai. No dia seguinte, aparecem cinco pessoas para o teste da equipe que representará a faculdade, lembrando que a equipe deve ter quatro membros. Entre os concorrentes está Alice, que pede cola em diversas questões a Brian, que consegue a proeza de ficar em quinto lugar. No entanto, um dos participantes contrai hepatite, abrindo uma vaga na equipe, herdada por Brian. A equipe se forma então com Patrick, o capitão do time, um mauricinho elitista; Alice, a linda garota, e paixão secreta de Brian; Lucy Chang, uma linda e humilde asiática estudante de medicina; e nosso protagonista Brian, um sujeito inteligente, de humor questionável e quase sempre especialista em estragar tudo.

O escritor, ator e roteirista David Nicholls
Através desse enredo central, se desenvolve a história, com a aproximação de Brian com Alice, envolvendo uma visita frustrada à casa de campo dos pais dela; uma visita de Spencer, que está quebrado, a Brian, que termina de forma trágica, com Brian achando que ele estava dando em cima de Alice numa festa, que rolou uma confusão entre Spencer e Patrick; Brian tendo um amasso surreal com Rebeca na véspera de réveillon, que acabou interrompido, pois a mesma estava menstruada; um desentendimento entre Brian e sua mãe que está tendo um caso com um amigo da família;

Finalmente Brian consegue ter uma noite de amor com Alice, porém quando o mesmo acha que os dois estão tendo uma relação, ele é pego de surpresa no meio de uma declaração de amor, com Alice mandando outro cara sair do armário de seu quarto desnudo. Tudo isso na véspera do desafio.

Brian fica arrasado e toma um porre memorável e só acorda com Patrick desesperado para que fossem logo para a gravação do desafio. Ele está puto com Alice e solta algumas indiretas para a mesma. Chegando ao estúdio, onde todos os conhecidos estão na plateia, há um ensaio em que Brian vai muito mal, o que tira Patrick do sério, sendo que os dois acabam brigando, tendo Brian ficado inconsciente. Ele acorda numa sala do estúdio e se vê ao lado de Lucy e Rebbeca (que foi assistir à gravação), porém ambas saem da sala para convencerem Patrick a aceitar Brian de volta à equipe. Então ele repara que os cartões com as perguntas e respostas do programa foram esquecidos por alguém numa mesa próxima a ele. Após alguma hesitação, ele olha dois cartões, sendo que de um ele sabia a resposta e o outro ele decora.

Durante a gravação do programa, após uma aproximação no placar da equipe de Brian, chega a hora da pergunta que o mesmo havia decorado, porém ele se antecipa e antes que o apresentador tornasse a pergunta compreensível, Brian responde de forma correta, o que causa espanto geral e, posterior desclassificação do grupo.

O livro encerra com Brian de férias ao lado de Rebbeca, escrevendo uma carta pra Alice, dizendo que havia voltado pra casa e ia começar de novo a faculdade em outro lugar e que gostava da sensação de estar começando de novo.


Considerações Finais

O livro é muito divertido e a escrita é muito dinâmica, pois não há gorduras, de forma que está sempre acontecendo algo. Nicholls mostra talento e uma ironia fina imposta ao personagem de Brian, que em certos momentos é impossível não soltar algumas gargalhadas.

Além disso, o autor mostra de forma muito honesta, uma visão de como somos toscos quando jovens, pois transmitimos uma imagem forte e prepotente, mas na verdade por dentro estamos repletos de dúvidas e inseguranças.

Brian não é um herói, longe disso, é um cara inexperiente, atrapalhado, porém muito culto. É interessante olhando de fora, como seria fácil fazer diferente em várias situações, porém com a idade de Brian fazíamos exatamente a mesma coisa.

O livro lembra o roteiro de uma comédia romântica e pelo que pesquisei já existe uma versão cinematográfica, produzida por Tom Hanks. Fiquei curioso.

Se você está a procura de uma leitura leve e divertida, Reposta Certa é o livro. Caso procure leituras mais subjetivas e intelectuais passe longe.




David Oaski



Nenhum comentário:

Postar um comentário