sexta-feira, 2 de agosto de 2013

RESENHA: MARCADOS PARA MORRER



Nota: 8,0

Marcados Para Morrer (título original “End Of Watch”) é um filme norte americano lançado em 2012, que tem como personagens centrais, os policiais Bryan Taylor (Jake Gyllenhaal) e Mike Zavala (Michael Peña) que trabalham nas periferias de Los Angeles.

O filme mostra a rotina dos policiais atendendo as diversas ocorrências da cidade, apresentando também a vida pessoal da dupla e sua vida dentro da corporação. Taylor se apaixona e noiva, enquanto Mike é casado e está prestes a ter seu primeiro filho.

Tirando onda no carro
É muito interessante que Taylor resolve pôr uma câmera no bolso dele e de seu parceiro e, em algumas ocorrências, faz filmagens com uma câmera grande, sendo que tais filmagens são utilizadas no andamento do filme, o que traz uma dinâmica hardcore ao filme. São diversas passagens divertidas em diálogos entre os dois, com diversos palavrões, de modo bem real, porém também rolam papos mais sérios, como a preocupação de ambos com suas famílias, já que Taylor também engravida sua noiva Jannet (Anna Kendrick).

No decorrer das ocorrências, os policiais acabam por interceptar diversas vezes ações de uma gangue mexicana extremamente violenta. Eles param um carro e apreendem armas, invadem uma casa onde recolhem drogas e encontram pessoas enjauladas e encontram mais drogas em outra residência, dessa vez com corpos mutilados num quarto. Numa das ações, um policial federal chega a alertar Taylor e Zavala de que estão mexendo com gente grande e que os dois devia ‘baixar a bola’ pra não se darem mal. A partir daqui o texto contém Spoilers!

No entanto, a dupla é pega pela gangue numa emboscada dentro de um conjunto habitacional. Ao perseguirem um suspeito são recebidos a tiros dentro do ambiente. Porém, passam quase imunes correndo até um quarto (quase porque Taylor leva um tiro na mão). De dentro do quarto eles pedem reforço via telefone, já que o rádio não tinha sinal e então saem atirando e correndo pelo corredor. Os dois conseguem sair do conjunto, porém os mexicanos estão por toda parte e mesmo conseguindo matar mais alguns deles, Taylor é atingido e fica desacordado. Enquanto Mike lamenta pela eminente morte do amigo é alvejado pelas costas com diversos tiros. Finalmente o reforço chega e mata todos os membros da emboscada.

Aparentemente, ambos estão mortos, porém na cena seguinte vemos a cerimônia do enterro de Zavala, com Taylor ferido acompanhando tudo e profundamente emocionado. Ao tentar dizer alguma palavra na cerimônia repleta de policiais, ele só consegue dizer entre lágrimas: “Ele era meu irmão”.

A última cena mostra os dois conversando mais cedo no dia do tiroteio, com Mike contando uma história divertida de quando tentou tirar a virgindade de sua mulher, ambos choram de rir.

Considerações Finais
Botando pra foder na rua

O filme foi dirigido por David Ayer, que foi produtor do excelente e premiado “Dia de Treinamento” e mostra com fidelidade a realidade dos policias, tanto a parte divertida, quanto a vida sofrida que eles levam. Ao mostrar o lado familiar e afetivo dos policiais, ele traz a cena o lado humano dos caras que tem dias de cão em seus expedientes, coisa que já tinha sido feita aqui no Brasil com “Tropa de Elite” e seu Capitão Nascimento.

Outro destaque é o plano de filmagem, revezando os takes dos policiais com a filmagem normal, o filme tem momento que dão ares de documentário, mas sem tornar a história enfadonha.

A atuação dos protagonistas também é excelente e o roteiro é delicioso, pois as conversas não se alongam e são interessantes, te prendem a atenção.

“Marcados Para Morrer” não trata-se de apenas mais um filme policial, é uma obra completa, que vale muito a atenção dos apreciadores de filmes com boas histórias.


David Oaski




Nenhum comentário:

Postar um comentário