sexta-feira, 23 de agosto de 2013

RESENHA: SEM DOR, SEM GANHO


 Nota: 7,5

Sem Dor, Sem Ganho (título original “Pain And Gain”) é um filme norte americano lançado neste ano, dirigido pelo aclamado Michael Bay, famoso por dirigir grandes filmes de ação, como “Bad Boys”, “Armageddon”, “Pearl Harbor” e “Transformers” e estrelado por Mark Whalberg, Dwayne ‘The Rock” Johnson, auxiliados por coadjuvantes do quilate de Anthony Mackie, Ed Harris e Tony Shalhoub.

Whalberg gigante na pele de Lugo
O filme é baseado em fatos reais e mostra a jornada alucinada, desonesta e criminosa de Daniel Lugo (Whalberg) em busca do sonho americano. Lugo é um instrutor de academia extremamente musculoso (Mark ganhou muito peso pra interpretar o personagem) e bem conceituado dentro de sua profissão, pois trabalha numa ótima academia, que ele ajudou a popularizar, além disso, tem boa reputação com a mulherada. Porém, Lugo queria mais, queria fortuna, riqueza e ostentação, e para isso estava disposto a transcender qualquer limite que existisse.

Ele então recruta seu amigo Adrian (Mackie), um pé rapado, que abusa dos esteroides e Paul (The Rock), um alcoólatra controlado que já havia estado preso e agora buscava a paz colaborando com uma igreja local. O plano é sequestrar um dos clientes da academia que Lugo dá aula que é um figurão do petróleo, Victor Kershaw (Tony Shalhoub) a ideia é mantê-lo refém e fazer com que o mesmo passe todos seus bens para Daniel.

O trio põe o plano em prática e sequestra o personagem, que faz jogo duro pra ceder às exigências da turma, sendo exposto a muita porrada e tortura por parte de Lugo e Adrian, de modo que desde o princípio Paul se mostra o elo mais fraco do grupo, criando um laço de amizade com o ignorante e estúpido refém.

Como criminosos, os três se mostram ótimos marombeiros, pois são inúmeras trapalhadas, no entanto, consegue cumprir o objetivo principal da empreitada que é tomar toda fortuna de Victor para si, porém deixam que a vítima sobreviva, após inúmeras tentativas frustradas de mata-lo.

Os três passam a viver, enfim, o sonho americano, com todo luxo, conforto e excessos que o mesmo proporciona. Lugo esbanja luxúria, Adrian se casa e Paul passa a consumir cada vez tragos maiores de cocaína. Paralelamente ao gozo do trio, Victor ainda bastante sequelado fisicamente das agressões que sofrera, contrata Ed Du Bois (Ed Harris), um policial aposentado que aceita investigar o caso, já que a polícia havia feito chacota da situação, já que ser sequestrado por um trio de marombeiros atrapalhados não é uma história muito factível.
A gangue tão musculosa quanto atrapalhada

Ed apura tudo e nota que os documentos estão todos de acordo e a única forma de captura-los seria aguardar eles agirem de novo, já que como ele mesmo fala “Eles irão sentir fome novamente”. Dito e feito, eles resolvem dessa vez aplicar um golpe num figurão da indústria pornô, com a proposta de um negócio inovador e promissor na Índia, porém o empresário se mostra mais esperto do que parece e apesar de gostar da proposta prefere analisar melhor o caso. Lugo fica inconformado e acaba matando o cara por acidente, derrubando algumas anilhas de peso na sua cabeça.

Além de matarem o empresário e sua esposa, descobrem que a senha passada estava incorreta. Em pouco tempo a polícia os captura e o trio é finalmente preso. Era o fim do sonho americano.

Durante o julgamento, Paul acaba cedendo e entrega detalhadamente todos os crimes da gangue, com condição de uma redução de pena, ele pega 15 anos. Já Lugo e Adrian não possuem a mesma sorte e são condenados à morte.

Considerações Finais

Assisti à Sem Dor, Sem Ganho, sem muita expectativa, pois devido ao título e aos vídeos divulgados pensei se tratar de um filme focado exclusivamente no submundo da musculação e academias, ledo engano, a academia é somente um pano de fundo para uma ótima história.

O filme tem ação, suspense e comédia em boas doses e ótimas atuações dos protagonistas e coadjuvantes e tem a história de cada personagem bem explicada, narrativas detalhadas que permitem entender como cada personagem pensa e o que os move. No final, o filme entra num ritmo alucinante, digno dos grandes filmes de ação.

Tomara que as pessoas tenham a curiosidade de assistir o filme, deixando de lado o preconceito como eu fiz, pois trata-se de um ótimo filme, baseado numa história real, que mostra o quanto à ganância pode dominar completamente um ser humano, como no caso de Daniel Lugo, que achava que por ter o físico que tinha, merecia mais da vida, como ele disse, ele se achava um realizador e mesmo que por um breve momento, conseguiu ter a vida que quis, porém pagou o preço das suas escolhas.



David Oaski

Nenhum comentário:

Postar um comentário