quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O FIM DE BREAKING BAD


Não sou um aficionado por séries, confesso. Porém quando li um artigo na Rolling Stone Brasil a cerca de um ano sobre uma série chamada Breaking Bad que vinha fazendo cada vez mais sucesso e com um enredo tão diferente do que estamos acostumados a ver, tive a curiosidade aguçada. Resolvi então baixar os primeiros episódios e ver se aquele hype era justificado. Rapidamente notei que era, e muito!

Elenco da série
O protagonista é Walter White (Bryan Craston), um professor de química de meia idade, que leva uma vida medíocre em todos os sentidos, tem um filho com deficiências físicas e uma esposa grávida. Para piorar o cenário, Walter descobre que tem um câncer em estágio avançado, de forma que ele tem poucos meses de vida.

Tomado pela frustração e desespero diante de tal situação, Walter resolve fabricar metanfentamina com o objetivo de deixar sua família em melhores condições após sua morte. Até então, uma causa justa, um modo inescrupuloso, é verdade, porém na situação limite em que ele se encontrava, de certa forma compreensível.

Uma história simples e improvável você poderá pensar. No entanto, no desenrolar das temporadas, é possível notar o quanto a história é bem amarrada, quanto os personagens são cativantes, quanto o roteiro é trabalhado, e direção e elenco são incríveis.

Jesse e Walter cozinhando o cristal azul
Dirigida por Vince Gilligan, que já havia trabalhado na cultuada série Arquivo X, a série apresenta além de White, há também o seu ajudante e sócio Jesse Pinkman (Aaron Paul), seu cunhado, que ironicamente trabalha na Agência Anti Drogas, Hank (Dean Norris), sua esposa Skyler (Anna Gunn), sua cunhada Marie (Betsy Brandt) e seu filho Walter Jr, o Flyn (RJ Mite). 

Além desse elenco fixo presente desde o começo também fizeram parte da série os vilões Tuco e Gustavo Frings (Giancarlo Esposito), o segundo certamente um dos melhores vilões de todos os tempos em qualquer tipo de obra fictícia. Ainda tiveram espaço o carismático e presepeiro advogado Saul Goodman (Bob Odenkirk) e o soturno ajudante de Frings, Mike (Jonathan Banks).

Heisenberg - o alter ego sombrio de White
Não vou aqui me esticar no desenrolar de cada temporada, pois já existem estes guias na Internet, além é claro de ser possível baixar em poucas horas uma temporada completa de qualquer série via arquivos em torrent. Gostaria apenas de deixar registrado o quanto eu admiro essa série, uma forma de arte como vi poucas na minha vida, tamanha a atenção dada a cada mínimo detalhe, de forma que nada, nenhum mínimo incidente ocorrido na série aconteceu por acaso, cada cena, cada passagem possuía uma história, uma identificação, uma continuidade. Tal apreço com a condução da série levou ela a ser cada vez mais reconhecida no decorrer de suas temporadas, vide que na primeira temporada a audiência era irrisória e na quinta e ultima foram quebrados recordes e mais recordes de telespectadores ao redor do mundo.

Enfim, acho ótimo ter acesso a uma série fantástica como Breaking Bad em tempos de cultura cada vez mais rala no Brasil e no mundo.

Se você ainda não conhece, assista e se encante, se surpreenda e mantenha a relação de amor e ódio com cada personagem de Breaking Bad. Certamente você vai se ver em algum momento, obrigado a ver 3, 4 episódios em sequencia tamanho o nível de adrenalina imposto pelo drama.


David Oaski


Nenhum comentário:

Postar um comentário